Kernel 5.11 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 5.12!

O desenvolvedor Greg Kroah-Hartman, anunciou recentemente que o kernel 5.11 chegou ao fim da vida útil e que os usuários devem atualizar para o kernel 5.12.

Greg Kroah-Hartman anunciou hoje que a série do kernel Linux 5.11 atingiu o fim de sua vida útil, pedindo a todos os usuários que migrem para a série do kernel Linux 5.1 o mais rápido possível.

O kernel agora está marcado como EOL (End of Life) no site kernel.org, e os usuários são incentivados a considerar a atualização para o kernel Linux 5.12.

Kernel 5.11 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 5.12!

Kernel 5.11 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 5.12!
Kernel 5.11 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 5.12!

Sim. A série do kernel Linux 5.11 atingiu o fim da vida hoje com o lançamento pontual 5.11.22 anunciado anteriormente pelo renomado mantenedor do kernel Greg Kroah-Hartman.

Greg Kroah-Hartman anunciou o lançamento do kernel Linux 5.11.22 como a última atualização de manutenção na série do kernel Linux 5.11, instando todos os usuários a migrarem para a série do kernel Linux 5.12 lançada recentemente o mais rápido possível.

O kernel do Linux 5.11.22 é a última atualização da série e, se estiver usando-o, deve considerar a atualização para a última série do kernel do kernel 5.10 assim que possível.

O kernel Linux 5.11 foi lançado cerca de quatro meses atrás, mas agora está marcado como EOL (Fim da Vida) no site kernel.org. Portanto, se você estiver usando uma distribuição GNU/Linux com Linux 5.11, deve atualizar para o kernel Linux 5.12.

Já o kernel Linux 5.12 foi lançado há cerca de um mês e é atualmente o ramo de kernel estável mais recente disponível no mercado. Ele traz inúmeras mudanças e melhor suporte de hardware por meio de drivers novos e atualizados.

Entre os maiores recursos, há suporte LTO no Clang, um novo mecanismo de gerenciamento de energia térmica dinâmica, pesquisa NAPI baseada em thread de kernel, suporte para perfil de plataforma Lenovo IdeaPad, suporte para criptografia em linha eMMC e suporte inicial para dispositivos de bloco zoneados para o arquivo Btrfs sistema.

Claro, existem inúmeras outras melhorias, portanto, todos os fornecedores de SO Linux são recomendados a adotar a série Linux 5.12 para seus sistemas operacionais com Linux o mais rápido possível, especialmente agora que o Linux 5.11 atingiu o fim da vida útil e não será mais suportado .

O kernel do Linux 5.12 está disponível para download em kernel.org. Se você não estiver usando um dos muitos kernels LTS (Long-Term Support), é recomendável que você atualize para o kernel Linux 5.10 ou mude para uma distro que o esteja usando o mais rápido possível!

Atualizando para o kernel Linux 5.12

Se você estiver usando uma distribuição Linux alimentada pelo kernel Linux 5.11, atualize-a o mais rápido possível para o kernel 5.12 do Linux.

Se isso não for possível no momento, considere usar a última atualização da série. Ambas as versões estão disponíveis para download no kernel.org, mas precisam ser compiladas e instaladas manualmente.

Você pode baixar a versão mais recente da série de kernel Linux 5.12 agora mesmo no site kernel.org, mas eu recomendo que você o instale nos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux.

Os mantenedores de sistemas operacionais Linux devem refazer suas versões futuras no kernel do Linux 5.12, se não estiverem usando uma série de kernel com suporte a longo prazo, como o Linux 5.4, que receberá atualizações até o ano de 2022.

Você também pode atualizar diretamente para a versão mais recente da série 5.12 do kernel Linux. Para isso, use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.