Brave anunciou um novo recurso chamado Discussions

Com o objetivo de enriquecer seus resultados de pesquisa, a Brave anunciou um novo recurso chamado Discussions.

A Brave, fabricante do navegador homônimo, anunciou um novo recurso chamado Discussions, que adiciona conversas de fóruns online ao seu mecanismo de pesquisa focado em privacidade.

Brave anunciou um novo recurso chamado Discussions

Brave anunciou um novo recurso chamado Discussions
Brave anunciou um novo recurso chamado Discussions

O novo desenvolvimento enriquece os resultados da pesquisa com respostas de discussões online, como tópicos no Reddit e StackExchange, sobre qualquer tópico.

Até agora, o Brave Search limitava-se ao conteúdo do site que pode ser vago, genérico, de baixa qualidade e só aparece alto nos resultados devido à otimização de SEO.

O Brave Search avaliará os termos de pesquisa e os correlacionará com as discussões dos usuários on-line para dar às pessoas acesso a resultados mais ricos ou precisos para suas consultas.

Os tópicos que a Brave acredita que mais se beneficiarão das Discussões são:

  • Perguntas sobre produtos.
  • Eventos.
  • Tópicos relacionados a viagens.
  • Questões de codificação de computador.
  • Consultas muito específicas que não têm muitas correspondências em sites.

“O poder do Discussions é que ele oferece respostas alternativas, baseadas em fóruns, para consultas de pesquisa. Ele atende a um desejo humano de prova social e começa a abordar a questão do conteúdo automatizado e spam de SEO.”, diz o anúncio.

Ao pesquisar algo no Brave Search, o novo sistema encontrará e exibirá resultados relevantes em uma seção especial “Discussões”, categorizando-os separadamente por conveniência.

Brave anunciou um novo recurso chamado Discussions
Brave anunciou um novo recurso chamado Discussions – Resultados da discussão do Brave Search (Brave)

O algoritmo de classificação de Discussões usa alguns elementos de avaliação para apreciar a utilidade das várias discussões online, resumidas a seguir:

  • A atualidade do tópico
  • A popularidade do tema
  • Engajamento do usuário (upvotes, número de respostas)
  • Relevância para a consulta do usuário

Obviamente, o acima não é suficiente para formar um sistema de classificação perfeito, mas considerando o desafio de avaliar automaticamente longos tópicos de discussão, eles devem ser suficientes como primeiro passo.

Por enquanto, o sistema estará limitado a extrair resultados do Reddit e StackExchange, mas espera-se que mais fontes sejam adicionadas em um futuro próximo.

O recurso Discussões está disponível apenas no Brave Search, o próprio mecanismo de pesquisa centrado na privacidade do Brave, e não no Google Search usado no navegador Brave, por exemplo.

O Brave Search foi disponibilizado pela primeira vez para usuários do navegador na versão 1.31 no Windows e Android e na versão 1.32 no iOS, lançada em outubro de 2021.

A principal diferença entre o Brave Search e outros mecanismos de busca estabelecidos é que ele promete não rastrear ou criar perfis de usuários e levar a publicidade direcionada para o banco de trás.

Além disso, seu índice de pesquisa é privado, portanto, nenhum provedor de terceiros está envolvido no processo de troca de dados. Por fim, seu modelo de classificação é de código aberto e totalmente transparente ao escrutínio público.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.