Confira os novos recursos e a data de lançamento do Ubuntu 22.04

Se você está na expectativa do próximo sistema da Canonical, confira os novos recursos e a data de lançamento do Ubuntu 22.04.

O Ubuntu 22.04 deve ser lançado em 21 de abril de 2022 e neste artigo analisamos os vários novos recursos e as principais mudanças planejadas para o lançamento.

Confira os novos recursos e a data de lançamento do Ubuntu 22.04

Confira os novos recursos e a data de lançamento do Ubuntu 22.04
Confira os novos recursos e a data de lançamento do Ubuntu 22.04

O desenvolvimento do Ubuntu 22.04 ainda está em um estágio inicial, mas temos uma boa ideia do que esperar da atualização que os desenvolvedores codinome Jammy Jellyfish.

Abaixo, resumimos tudo o que é conhecido até agora, desde a data de lançamento do Ubuntu 22.04 até por quanto tempo ele será suportado. E no final deste artigo você encontrará um link para baixar a compilação diária do Ubuntu 22.04 para experimentá-lo por si mesmo.

Como dito antes, o codinome oficial do Ubuntu 22.04 é Jammy Jellyfish. No Reino Unido, onde a Canonical está sediada, o termo “jammy” é um adjetivo usado para descrever alguém ou algo que é particularmente sortudo. Uma água-viva (Jellyfish) não precisa de muita explicação, no entanto!

Os fãs do fato podem estar interessados ​​em saber enquanto 22.04 é o 36º lançamento do Ubuntu desde 2004, mas apenas o segundo a usar um codinome começando com a letra ‘J’ (o outro é o Ubuntu 9.04 “Jaunty Jackalope”).

O Ubuntu 22.04 é uma versão de suporte de longo prazo (LTS). Ele receberá atualizações contínuas de aplicativos e correções críticas de segurança por cinco anos, bem como novos lançamentos periódicos de kernels Linux e drivers gráficos atualizados.

Para completar, seu suporte de longo prazo termina em 2027 e, se as versões anteriores forem um modelo confiável, continue com a manutenção de suporte estendido (ESM) por mais três a cinco anos.

O caminho de ‘atualização’ recomendado do Ubuntu 22.04 LTS será o Ubuntu 20.04 LTS, embora os usuários possam atualizar para o Ubuntu 22.10 por opção.

Principais eventos no cronograma de lançamento do Ubuntu 22.04 Jammy Jellyfish:

  • Congelamento de recursos: 24 de fevereiro de 2022
  • Congelamento da IU: 17 de março de 2022
  • Ubuntu 22.04 Beta: 31 de março de 2022
  • Congelamento do kernel: 7 de abril de 2022
  • Candidato a lançamento: 14 de abril de 2022
  • Seguido pelo lançamento final do Ubuntu 22.04 LTS em 21 de abril de 2022.

Um pouco de curiosidade não tão interessante: os lançamentos do Ubuntu são geralmente referidos usando seu codinome de lançamento anterior, não seu número de versão.

Isso faz sentido; até que seja realmente lançado, o número da versão pode mudar (é baseado no ano e mês). Os atrasos são raros. Isso aconteceu apenas uma vez no passado, com o Ubuntu 6.06 LTS, que foi lançado dois meses depois do previsto inicialmente.

Novos recursos do Ubuntu 22.04

É provável que você tenha vindo aqui querendo saber mais sobre os novos recursos que o Ubuntu 22.04 virá, então é melhor eu continuar com isso!

Se você estiver atualizando do Ubuntu 20.04 LTS, a lista de ‘o que há de novo’ é bastante considerável!

O Ubuntu agora usa Wayland como o servidor de exibição padrão (sim, mesmo para usuários da NVIDIA); há um novo alternador de espaço de trabalho horizontal e um iniciador de aplicativos horizontal que permite reorganizar aplicativos; uma série de novas configurações; Suporte ao Active Directory; novo back-end de firewall; e muito mais.

Você pode ver nossas recapitulações de lançamento do Ubuntu 20.10, 21.04 e 21.10 para obter mais detalhes sobre isso.

E se você está atualizando do Ubuntu 21.10, as coisas são um pouco menos transformadoras. Mas vamos começar com algo que você NÃO encontrará no lançamento: aplicativos GTK4.

Bem, isso não é tecnicamente verdade. Haverá alguns aplicativos usando GTK4, mas é improvável que as principais recriações de cima para baixo de aplicativos principais, como Nautilus e Configurações, sejam lançadas no GNOME 42 (lançamento em meados de março de 2022) no Ubuntu 22.04 LTS por padrão (neste estágio; desenvolvimento é fluido).

Por quê? Porque esta é uma versão LTS e o foco está diretamente na estabilidade e confiabilidade.

Por mais brilhante que seja um gerenciador de arquivos renovado, simplesmente não há tempo suficiente para testá-lo completamente o suficiente para inclusão em uma versão LTS (e com suporte por cinco anos).

O GNOME Shell 42 está planejado para inclusão, embora no momento da redação deste artigo as compilações diárias ainda usem uma mistura de GNOME 40 e GNOME 41. Isso mudará à medida que nos aproximarmos de abril (e publicarei algo sobre isso).

Uma versão atualizada do tema Yaru GTK trocou as cores de destaque roxas por laranja. O resultado é um look bem laranja. Não é horrível e, isoladamente, os acentos laranja são bons. Mas pode parecer esmagadoramente laranja em certos aplicativos e ferramentas – você foi avisado!

As versões do GNOME 41 de muitos aplicativos também serão incluídas, dando aos usuários do Ubuntu a primeira chance de testar os muitos (bastante excelentes) recursos do GNOME 41, como troca rápida de modo de energia, novas opções de ‘multitarefa’ em Configurações, ajustes de baixo consumo de energia destinados a prolongar vida útil da bateria.

Estas e outras alterações propostas:

  • GNOME Shell 42 (mas aplicativos principais do GNOME 41)
  • Novo instalador baseado em Flutter
  • Nova ferramenta de atualização de firmware baseada em Flutter
  • Kernel Linux 5.15 LTS
  • Novas opções de multitarefa em Configurações
  • Tema Yaru GTK atualizado usando mais laranja
  • Principais melhorias de desempenho para Mutter

Além disso, o Ubuntu 22.04 LTS foi projetado para funcionar bem no modelo Raspberry Pi 4 de 2 GB.

Baixe e experimente a compilação diária do Ubuntu 22.04

Se você quiser verificar o estado atual de desenvolvimento, você pode baixar uma compilação diária do Ubuntu 22.04 no site do sistema.

Tenha em mente que as compilações diárias não são estáveis e você não deve usá-las como seu sistema operacional principal.

Dito isso, eles podem ser usados em máquinas virtuais ou partições separadas sem problemas e são uma ótima maneira de levar o lançamento para um giro antes do lançamento final.

Últimas atualizações sobro Ubuntu 22.04
Ubuntu 22.04 mudou para o GNOME 42
Conheça o papel de parede padrão do Ubuntu 22.04
Ubuntu 22.04 Dailys mostra uma notificação do Ubuntu Pro no login
Ubuntu 22.04 LTS virá com o kernel 5.15 por padrão

No Post found.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.