CoreCtrl 1.2 lançado com suporte para mais sensores, e muito mais

E foi lançado o CoreCtrl 1.2 com suporte para mais sensores, compensações de tensão. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

CoreCtrl é um novo aplicativo do Linux projetado para permitir que o usuário controle facilmente o hardware de seu computador usando os perfis dos aplicativos.

A configuração padrão é definida em um perfil global. Ele também permite que o usuário crie quantos perfis personalizados desejar, cada um definindo sua própria configuração. Cada perfil personalizado está associado a um programa executável.

Quando o programa associado é iniciado, as configurações do perfil serão aplicadas automaticamente. Mais tarde, quando o programa termina, as configurações anteriores são restauradas.

Você pode escolher quais elementos do sistema serão controlados por um perfil, mesmo para o perfil global. Dessa forma, algumas partes do sistema permanecerão intactas quando o perfil for aplicado.

Isso permitirá controlar essas partes usando outros aplicativos ou definir um comportamento global para uma peça enquanto controla outras partes com perfis personalizados.

Agora, o CoreCtrl 1.2 foi lançado esta semana como o aplicativo de código aberto, desenvolvido de forma independente para expor mais suporte a sensores no Linux e oferecendo vários controles entre over/under-clocking e outros ajustes.

Novidades do CoreCtrl 1.2

CoreCtrl 1.2 lançado com suporte para mais sensores, e muito mais
CoreCtrl 1.2 lançado com suporte para mais sensores, e muito mais

No momento, o CoreCtrl está focado principalmente em fazer o máximo uso das GPUs AMD Radeon no Linux com algumas opções não disponíveis de outra forma na plataforma.

CoreCtrl continua a oferecer algumas opções básicas de ajuste de CPU, enquanto a partir da v1.2 está focado principalmente em tirar o máximo proveito das GPUs AMD Radeon em torno das opções de ventoinha/frequência/energia.

Avançando, este programa ainda visa oferecer suporte a outras GPUs não AMD, mais CPUs e outros controles de hardware.

Com o lançamento do CoreCtrl 1.2 desta semana, agora há suporte para memória de GPU e sensores de junção, suporte para sneosr de tensão de GPU e melhorias de IU para sensores como codificação por cores dos tipos de sensor.

O CoreCtrl 1.2 também melhora seus controles OverDrive e, por sua vez, agora faz com que os controles de clock funcionem para as placas gráficas da série Radeon RX 6000.

Além disso, o suporte a compensação de tensão também foi adicionado, o que, por sua vez, também beneficia a série Radeon RX 6000.

Com o CoreCtrl 1.2, agora também existe a noção de um controle “noop” para componentes selecionados, caso eles sejam gerenciados por programas externos/não CoreCtrl.

Para saber mais sobre essa versão do CoreCtrl, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o CoreCtrl

Para instalar a versão mais recente do CoreCtrl nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o gerenciador de perfis de hardware CoreCtrl no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.