Extensão Shazam para Chrome permite identificar músicas no navegador

Se você quer descobrir o nome de músicas na web, uma nova Extensão Shazam para Chrome permite identificar músicas no navegador.

De propriedade da Apple, o Shazam é o aplicativo mais famoso quando se trata de identificar qual música está tocando. Se tivermos um celular ou tablet (ou mesmo um relógio) por perto, o mais fácil é pedir com sua voz (quando possível) para nos dizer como se chama esse tópico, mas em um computador não é tão fácil.

No Linux podemos usar SongRec, mudar o User Agent do navegador para que pense que usamos Safari, o único navegador realmente compatível, ou instalar uma nova extensão.

A primeira coisa que temos a dizer é que, se formos ao shazam.com e rolarmos até o final da página, veremos onde ou para quais plataformas está disponível.

Lá tem versões para iOS/iPadOS (e por extensão para macOS, agora que você pode executar aplicativos para iPad), para Android a partir do Google Play ou Galaxy Store e, agora, também da Chrome Web Store. Portanto, existe uma extensão e é oficial, mas só funciona no Chrome.

Extensão Shazam para Chrome permite identificar músicas no navegador

Extensão Shazam para Chrome permite identificar músicas no navegador
Extensão Shazam para Chrome permite identificar músicas no navegador

A extensão funciona no Chrome e também no Vivaldi, então acho que não me engano quando digo que funciona em qualquer navegador baseado no Chromium, como Edge ou Brave.

O problema? Tem um que considero grande, e não sei se é porque estamos diante das primeiras versões ou porque querem continuar deixando o melhor para os aparelhos da Apple.

Seu funcionamento é muito simples: vamos para a Chrome Web Store, instalamos a extensão (aqui), vamos para a aba em que algo está sendo reproduzido, clicamos no botão da extensão e depois no ícone do Shazam.

Ficou com o detalhe? É necessário clicar para reconhecer o áudio que soa em uma aba; NÃO funciona se estivermos tocando a música no VLC, Elisa, Rhythmbox, Lollypop ou qualquer outro player que não seja o próprio navegador.

Então, de que adiantaria? O que você vê na captura de cabeçalho não faz muito sentido. Se eu colocar um videoclipe, o YouTube já me diz qual é a música.

Se estou ouvindo Spotify, três quartos do mesmo. Sim, pode ser útil se estivermos reproduzindo outros tipos de conteúdo, como um filme ou uma estação de rádio, mas tudo no navegador.

Eu gostaria que a Apple ativasse a opção de usar o Shazam no navegador como já pode ser feito no Safari, mas ei, por enquanto já temos uma extensão oficial que pode responder qualquer dúvida. Menos não é nada.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.