Firefox 104 já está disponível para download

E o Firefox 104 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Agora, o Firefox 104 já está disponível para download antes do lançamento oficial para as plataformas Linux, Android, macOS, iOS e Windows.

Firefox 104 já está disponível para download

Firefox 104 já está disponível para download
Firefox 104 já está disponível para download

O Firefox 104 entrou no teste beta público no final de julho, durante o qual ofereceu um recurso muito esperado, ou seja, a capacidade de deslizar para a esquerda e para a direita em páginas da web usando um gesto de furto horizontal de dois dedos sem pressionar a tecla Alt.

Infelizmente, assim como o Firefox 103, o Firefox 104 não tem esse recurso há muito esperado na versão final, que agora parece ter sido adiada para a próxima versão, Firefox 105.

Claro, você ainda pode navegar para trás e para frente com um touchpad usando um gesto de furto horizontal com dois dedos enquanto mantém pressionada a tecla Alt.

Entre outros recursos, o Firefox 104 traz suporte para legendas no Disney+ no recurso Picture-in-Picture (PiP), adiciona suporte para escrita de texto, desenho e assinaturas no visualizador de PDF integrado e adiciona suporte para as propriedades scroll-snap-stop e re-snapping para especificar a passagem de pontos de snap e manter a última posição de snap.

Com este lançamento, a Mozilla decidiu adotar um recurso de desempenho que estava disponível apenas para guias em segundo plano na interface do usuário do Firefox para aumentar o desempenho e aumentar a duração da bateria.

Além disso, os usuários do Linux obtêm estabilidade e desempenho aprimorados ao minimizar ou restaurar janelas.

Entre alguns dos bugs corrigidos no Firefox 104, há uma correção para preservar a cor de destaque após digitar Enter no compositor de email do Yahoo Mail e Outlook, uma correção para o atalho não formatado de colagem (Shift+Ctrl+V) para trabalhar em texto simples contextos como áreas de entrada e texto, bem como uma correção para navegação de volta em páginas de erro para levá-lo ao site visitado anteriormente.

Para desenvolvedores web, o Firefox 104 promete suporte para os métodos Array.prototype.findLast(), Array.prototype.findLastIndex(), TypedArray.prototype.findLast() e TypedArray.prototype.findLastIndex(), que são usados ​​para encontrar o valor do último elemento em um Array ou TypedArray que corresponde a uma função de teste fornecida e o indexa.

Os desenvolvedores também obtêm suporte para o parâmetro option.focusVisible em HTMLElement.focus() para forçar um navegador a exibir uma indicação visual depois que um elemento é focado, suporte para desabilitar ou habilitar um elemento de estilo SVG na propriedade SVGStyleElement.disabled, bem como suporte para a origem do evento log.entryAdded.

Como instalar o Firefox

Como dito antes, a Mozilla anunciará oficialmente o Firefox 104 em 23 de agosto, mas se você quiser testá-lo em sua distribuição GNU/Linux, poderá baixar os binários para sistemas de 64 bits ou 32 bits, como bem como tarball fonte, agora do servidor FTP da Mozilla.

Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.

Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.

Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!

Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.