Firefox 105 já está disponível para download

E o Firefox 105 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Agora, o Firefox 105 já está disponível para download antes do lançamento oficial para as plataformas Linux, Android, macOS, iOS e Windows.

Firefox 105 já está disponível para download

Firefox 105 já está disponível para download

O Firefox 105 foi mais uma tentativa da Mozilla de implementar o tão esperado gesto horizontal de dois dedos em sistemas Linux para navegar para trás e para frente em um site sem ter que manter pressionada a tecla Alt.

Infelizmente, embora o recurso tenha funcionado bem durante o teste beta, ele está ausente na versão final.

Em vez disso, os usuários do Linux obtêm mais melhorias de desempenho com a versão Firefox 105, garantindo que o navegador da Web tenha menos probabilidade de ficar sem memória quando a memória estiver baixa.

Isso também garante que o Firefox seja mais confiável e tenha um desempenho melhor.

Outra mudança interessante no Firefox 105 é uma nova opção na caixa de diálogo Visualizar impressão que oferece a opção de imprimir apenas a página atual.

Os desenvolvedores da Web obtêm suporte para definir scripts persistentes usando scripts, bem como suporte para as interfaces TextDecoderStream e TextEncoderStream, que fazem parte da API de codificação.

As correções de memória também estão presentes para sistemas Windows, e os usuários do macOS obtiveram uma rolagem mais fácil do touchpad, reduzindo a rolagem diagonal não intencional no eixo oposto do eixo de rolagem pretendido.

Como instalar o Firefox

Como dito antes, a Mozilla anunciará oficialmente o Firefox 105 em 20 de setembro de 2022, mas se você quiser testá-lo em sua distribuição GNU/Linux, poderá baixar os binários para sistemas de 64 bits ou 32 bits, como bem como tarball fonte, agora do servidor FTP da Mozilla.

Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.

Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.

Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!

Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

Os comentários estão encerrado.

Sair da versão mobile