Firefox 107 já está disponível para download

E o Firefox 107 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Agora, o Firefox 107 já está disponível para download antes do lançamento oficial para as plataformas Linux, Android, macOS, iOS e Windows.

Firefox 107 já está disponível para download

Firefox 107 já está disponível para download
Firefox 107 já está disponível para download

O Firefox 107 carrega um conjunto de alterações relativamente pequeno, mas há algumas coisas interessantes no mix.

No lado do Linux, o Firefox 107 adiciona suporte ao perfil de energia para sistemas Linux usando CPUs Intel.

O Firefox já suportava esse recurso no Windows 11 e Apple Silicon. Embora eu possa executar perfis de energia usando o navegador no Firefox 106, o uso da CPU não é detalhado no relatório – presumivelmente, ver os gráficos é o que há de novo.

Alguns bugs específicos do Linux foram eliminados, incluindo um problema em que clicar em um ícone da barra de ferramentas de extensão resultaria em falhas na tela em Wayland, e um erro de som irritante em que o redimensionamento de uma nova janela a reverteria brevemente para seu tamanho original.

A execução da versão Snap do Firefox 107 no Ubuntu adiciona um token “Ubuntu” à string UA. Isso traz a versão Snapd em linha com as compilações .deb do Firefox ao executar em sistemas Ubuntu LTS.

No lado do Windows, o navegador melhora o desempenho “quando o IME e o Defender da Microsoft recuperam a URL de um documento focado no Windows 11 versão 22H2”. Eu não tenho ideia real do que isso significa.

Juntamente com o lançamento do Firefox 107, há uma nova versão do ‘Extended Support Release’ (ESR). O Firefox 102.5 ESR apresenta a mistura usual de “estabilidade, funcionalidade e correções de segurança” não especificadas.

Como instalar o Firefox

Como dito antes, a Mozilla anunciará oficialmente o Firefox 107 nos próximos dias, mas se você quiser testá-lo em sua distribuição GNU/Linux, poderá baixar os binários para sistemas de 64 bits ou 32 bits, como bem como tarball fonte, agora do servidor FTP da Mozilla.

Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.

Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.

Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!

Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.