Firefox 117 já está disponível para download

E foi lançado o Firefox 117 com novos recursos e melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Agora, o navegador Mozilla Firefox 117 já está disponível para download, antes de seu lançamento oficial em 29 de agosto.

Novidades do Firefox 117

Firefox 117 já está disponível para download
Firefox 117 já está disponível para download

Durante a fase beta, o Firefox 117 ofereceu um novo recurso incrível que outros navegadores já possuem, ou seja, um mecanismo de tradução integrado e automático para sites, mas que respeita a privacidade, pois faz toda a tradução localmente no seu navegador.

Infelizmente, a versão final não vem com esse recurso tão esperado!

Para usuários do Linux, a versão Mozilla Firefox 117 parece remover o indicador de compartilhamento de tela nos sistemas Wayland.

Segundo a Mozilla, o indicador de compartilhamento de tela nunca funcionou bem em outras plataformas, incluindo Wayland. Eles também disseram que muitos ambientes de desktop Linux populares já fornecem indicadores de compartilhamento, por isso decidiram removê-los.

Outra mudança interessante é a capacidade de impedir que o Firefox force a exibição do menu de contexto ao pressionar o atalho Shift + clique com o botão direito em uma página da web, o que pode causar resultados indesejáveis ​​em determinados sites.

Isso é possível usando a nova preferência dom.event.contextmenu.shift_suppresses_event em about:config, que é habilitada por padrão.

Entre outras mudanças, o Mozilla Firefox 117 melhora a rolagem das listas de vídeos do YouTube ao navegar com um leitor de tela e amplia o suporte para preenchimento automático de cartão de crédito para usuários com localidades IT, ES, AT, BE e PL.

Para usuários do Android, o Firefox 117 adiciona suporte para colar imagens em conteúdo editável e elementos designMode. Até agora, o Firefox para Android suportava apenas a colagem de texto simples e conteúdo HTML nesses elementos.

Para desenvolvedores web, ele permite suporte para aninhamento CSS aprimorado por padrão, adiciona suporte para RTCRtpScriptTransform, adiciona suporte para ReadableStream.from para permitir a criação de um ReadableStream a partir de um iterável (assíncrono), e adiciona suporte para propriedades CSS de profundidade math-style e math-depth e o valor font-size: math.

Além disso, a inspeção de compatibilidade da web foi aprimorada com uma nova dica de compatibilidade CSS implementada no Developer Tools Inspector.

Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.

Com instalar o Firefox

Embora a Mozilla planeje anunciar oficialmente o lançamento do Firefox 117 nos próximos dias, os binários estão disponíveis para download nesse endereço, se você quiser experimentá-lo em seu computador pessoal.

Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.

Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.

Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!

Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.