Firefox 119 já está disponível para download

E o Firefox 119 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Agora, o navegador Mozilla Firefox 119 já está disponível para download, antes de seu lançamento oficial em 26 de setembro de 2023.

Novidades do Firefox 119

Firefox 119 já está disponível para download
Firefox 119 já está disponível para download

Com lançamento oficial agendado para 24 de outubro, o navegador de código aberto Mozilla Firefox 119 já está disponível para download e é hora de dar uma olhada em seus novos recursos e melhorias.

O Firefox 119 vem com um recurso Firefox View aprimorado que agora oferece mais conteúdo, como abas fechadas recentemente e histórico de navegação, que você pode classificar por data ou site, bem como suporte para visualizar todas as abas abertas de todas as janelas, e todos os guias de todos os seus dispositivos sincronizados.

O Firefox 119 também parece permitir que você importe algumas de suas extensões do Chrome (se estiverem disponíveis para o Firefox, é claro) ao migrar seus dados do Google Chrome, adiciona suporte para o idioma Santali (sat) e suporte para lembrar guias fechadas recentemente. entre sessões, mesmo que a restauração automática da sessão não esteja habilitada.

Além disso, esta versão adiciona suporte para edição de arquivos PDF adicionando imagens a eles, além de adicionar texto e desenhos. De acordo com a Mozilla, o Firefox agora também permite adicionar Alt Text a um documento PDF ao adicionar imagens.

Algumas melhorias de segurança e privacidade também estão presentes no Firefox 119, como suporte Encrypted Client Hello (ECH) para uma experiência de navegação mais privada, particionamento de URLs Blob para mitigar possíveis vetores de rastreamento que agentes terceirizados podem usar para rastreá-lo e fonte proteção contra impressões digitais, restringindo a visibilidade das fontes dos sites apenas às fontes do sistema e às fontes do pacote de idiomas ao usar o modo estrito ETP (Enhanced Tracking Protection).

Fora isso, esta nova versão do Firefox desativa a detecção de mídia por padrão para documentos de nível superior que são servidos como tipo de fluxo de aplicativo/octeto. Devido a esta mudança, o Firefox agora baixará esses tipos de arquivos em vez de tentar reproduzi-los.

O Firefox 119 também resolve um problema que causava saltos inesperados na posição de rolagem ao navegar no site do Facebook. Vários problemas de segurança também foram abordados nesta versão.

Para desenvolvedores web, esta versão do Firefox adiciona suporte sem credenciais em Cross-Origin-Embedder-Policy, suporte para reflexão ARIA para atributos simples e semântica de acessibilidade padrão para elementos personalizados, suporte para um parâmetro substituto para a função CSS attr() e agrupamento mais fácil de itens em uma matriz usando os métodos Object.groupBy() ou Map.groupBy().

Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.

Com instalar o Firefox

Embora a Mozilla planeje anunciar oficialmente o lançamento do Firefox 119 nos próximos dias, os binários estão disponíveis para download nesse endereço, se você quiser experimentá-lo em seu computador pessoal.

Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.

Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.

Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!

Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.