FontManager 0.8 lançado com integração de fontes do Google e mais

E foi lançado o FontManager 0.8 com integração de fontes do Google e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Font Manager se destina a fornecer uma maneira para que os usuários comuns gerenciem facilmente as fontes da área de trabalho, sem ter que recorrer a ferramentas de linha de comando ou editar arquivos de configuração manualmente.

Agora, uma nova versão do Font Manager, um aplicativo GTK para navegar e instalar fontes em desktops Linux, está agora disponível para download.

Novidades do FontManager 0.8

FontManager 0.8 lançado com integração de fontes do Google e mais
FontManager 0.8 lançado com integração de fontes do Google e mais

A atualização do Font Manager 0.8.0 apresenta a integração com o Google Fonts, uma das maiores fontes online de famílias de fontes licenciadas gratuitamente.

Os usuários podem clicar no ícone da barra de ferramentas ‘G’ para acessar instantaneamente mais de 1.000 fontes distribuídas por meio do hub de tipos do Google.

As fontes podem ser exibidas por nome, atualidade, popularidade ou ‘tendência’ e filtradas por tipo de fonte, variação e suporte de idioma.

As famílias de fontes podem ser visualizadas instantaneamente em uma apresentação em cascata de tamanho crescente (o texto exato pode ser personalizado) ou um grande bloco de texto de espaço reservado aleatoriamente. Tamanho da fonte, cor e cor de fundo também são configuráveis.

Quando você vê uma fonte que você gosta, você pode fazer o download com bastante facilidade. Primeiro, selecione a família de fontes desejada (ou um peso/variante individual) e clique no botão ‘download’ na barra de ferramentas do meio.

Ser capaz de filtrar, classificar e instalar Google Fonts a partir de um aplicativo de desktop não é novidade – vários aplicativos de desktop oferecem funcionalidade semelhante, incluindo TypeCatcher e FontFinder – mas é novo para esta ferramenta em particular.

Em outra parte desta versão, os desenvolvedores atualizaram o suporte a dados Unicode para v13 (útil se você usar fontes emoji); e tornou possível salvar o conteúdo da lista de comparação de fontes.

Um provedor de pesquisa GNOME Shell também está incluído, facilitando a localização de fontes instaladas, pesquisando-as por nome na tela Aplicativos/visão geral do GNOME.

Você pode ter uma ideia muito melhor das mudanças presentes nesta atualização (além de dar uma olhada no aplicativo usando um tema muito melhor do que o das minhas capturas de tela) nesta visão geral em vídeo cortesia de Libre Graphics World:

Para saber mais sobre essa versão do FontManager, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o FontManager

Para instalar a versão mais recente do FontManager nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o utilitário Font Manager no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.