GNOME 45 Alpha já está disponível para teste público

E o Projeto GNOME anunciou a disponibilidade do GNOME 45 alpha. Confira as novidades desse snapshot e veja como experimentá-lo.

Sim. O Projeto GNOME anunciou a disponibilidade para testes públicos da próxima série de ambientes de desktop GNOME 45 em uma versão de pré-lançamento em estado alfa.

Ou seja, o GNOME 45 alpha agora está pronto para testes públicos para dar à comunidade Linux e Open Source uma amostra do que eles podem esperar do próximo grande lançamento de um dos ambientes de desktop mais populares para sistemas operacionais baseados em Linux, usado em desktop e dispositivos móveis.

Novidades do GNOME 45 alpha

GNOME 45 Alpha já está disponível para teste público
GNOME 45 Alpha já está disponível para teste público

GNOME 45 é o primeiro marco de desenvolvimento para nos dar uma visão antecipada dos novos recursos e aprimoramentos.

A versão alfa do ambiente de desktop GNOME 45 traz novos aplicativos, incluindo o visualizador de layout de teclado Tecla e o Snapshot para tirar fotos e vídeos em dispositivos móveis, além de um novo visual para os aplicativos Baobab (Disk Analyzer) e GNOME Font Viewer, graças ao novos widgets libadwaita 1.4.

Muitas mudanças interessantes estão relacionadas ao aplicativo GNOME Control Panel (Settings), que agora permite fechar caixas de diálogo usando a tecla Esc, melhora a acessibilidade, melhora a ativação e pesquisa do painel, melhora o suporte para idiomas RTL (da direita para a esquerda), bem como inúmeras correções de bugs.

Além disso, a página Sobre agora mostra apenas as principais versões do GNOME, a página Data e Hora agora apresenta opções de relógio e calendário na barra superior e seções unificadas de “Relógio” e “Calendário”, a página Exibição agora permite configurar todos os monitores e aplicar configurações de uma só vez, e a página Info agora mostra cada GPU em sua própria linha.

A página Teclado agora apresenta as palavras-chave “Escrever” e “Caractere”, a página Notificações substitui “Aplicativos” por “Notificações de aplicativos”, a página Energia agora rotula a “bateria” principal como UPS, se for o caso, e oculta a opção de suspensão automática em VMs, e você poderá atualizar o nome do host na página Sobre somente depois de clicar em Aplicar.

Além disso, a página Rede agora apresenta um ícone de exclusão na lista de conexões Wi-Fi salvas, aumenta o valor máximo de MTU de 10.000 para 6.553, adiciona a capacidade de preservar o modo atual ao ativar o proxy, mostra uma caixa de diálogo de confirmação ao esquecer uma conexão, renomeia “Outros dispositivos” para “Bluetooth”, melhora a importação de arquivos VPN e adiciona suporte para leitores de tela aos campos de status de segurança e intensidade do sinal.

A página Thunderbolt também foi atualizada com uma interface de usuário de diálogo de dispositivo mais moderna, a página Compartilhamento agora apresenta uma chave mestre global, a página Som agora oferece graves audíveis em hardware de baixa qualidade e a página Usuários remove a janela de atividade da conta e melhora a mecânica de corte e arredondamento do avatar.

O GNOME 45 alpha também apresenta um gerenciador de arquivos Nautilus (Arquivos) aprimorado que recebeu um aumento no desempenho de pesquisa, exibições de grade e lista aprimoradas, a capacidade de alterar as colunas padrão, uma melhor experiência de arquivamento e outras alterações.

O gerenciador de pacotes de software GNOME recebeu a capacidade de mostrar quando as atualizações do sistema operacional incluem correções de segurança, suporte para notificações quando as atualizações do sistema são baixadas e a capacidade de limpar o armazenamento de um aplicativo após a desinstalação, suporte aprimorado para aplicativos Flatpak indicando se um aplicativo instalado chegou ao fim de vida, melhor suporte para GNOME OS e navegação aprimorada nas páginas Detalhes e Explorar.

Ele também apresenta um navegador da Web Epiphany (GNOME Web) aprimorado que agora apresenta uma nova visão geral sofisticada da guia que substitui o menu suspenso da lista de guias antiga, suporte aprimorado ao Firefox Sync, acesso aprimorado ao armazenamento e salvar prompts de permissão de senha, suporte para solicitações de permissão de acesso à área de transferência, como bem como suporte para a ação Nova Janela no modo Web App.

A Calculadora GNOME também recebeu várias mudanças, incluindo novas unidades de energia, a capacidade de lembrar o tamanho da janela, limite estendido de troca de bits, fonte de dados da taxa de câmbio do Tesouro das Nações Unidas, suporte para novas moedas como o dólar jamaicano, o nair nigeriano e Hryvnia ucraniano, suporte TWD via taxas do Banco do Canadá, suporte Flatpak aprimorado e a capacidade de abrir o menu principal pressionando F10.

O editor de texto Gedit ainda está ativo e funcionando e foi atualizado para a versão 45, além de apresentar um novo atalho de teclado (Ctrl + vírgula) para abrir a caixa de diálogo Preferências, nomes de arquivo aprimorados no painel Documento para que não sejam mais longos do que o largura da exibição e um novo atalho de teclado para o plug-in Inserir data/hora.

O aplicativo visualizador de imagens Loupe escrito em Rust do GNOME agora permite que os usuários abram vários arquivos de uma vez por meio do seletor de arquivos, oferece suporte aos botões de avançar e voltar do mouse, lista apenas os formatos de imagem suportados no seletor de arquivos, desativa a lixeira para arquivos não nativos, remove o uso de Backspace como um atalho de lixo, melhora o zoom SVG com rodas de rolagem de alta resolução e adiciona suporte para abrir todas as imagens fornecidas em uma janela a partir da linha de comando.

O GNOME 45 alpha também traz melhorias multi-tela para o aplicativo GNOME System Monitor, uma nova interface de exploração de POI e um novo botão de rotação para o aplicativo GNOME Maps, Unicode 15.0.1 e suporte para novas extensões Unicode CJK para o aplicativo GNOME Characters, como bem como melhorias de estilo no aplicativo GNOME Text Editor. Para mais detalhes, confira o changelog na página de anúncio de lançamento.

Por fim, mas não menos importante, o aplicativo GNOME Builder agora permite que você escreva plug-ins usando JavaScript moderno com libpeas-2 e GJS, melhora a integração SourceKit-LSP, melhora o suporte ao protocolo LSP, melhora a integração do servidor de linguagem PHP Intelephense, adiciona a capacidade de definir o número de chamadores para registrar em rastreamentos de pilha no plug-in Valgrind e adiciona a capacidade de desativar modificadores de texto durante operações de desfazer/refazer.

Para saber mais sobre essa versão do GNOME, acesse a nota de lançamento.

Como instalar experimentar esse snapshot do GNOME

A versão alfa do ambiente de desktop GNOME 45 deve estar disponível para teste público em breve como parte dos instantâneos de desenvolvimento do Fedora Linux 39 Workstation (ou Fedora Rawhide), openSUSE Tumbleweed e outras distribuições GNU/Linux que oferecem imagens de pré-lançamento com a área de trabalho do GNOME.

Você pode pode experimentá-lo compilando as fontes usando o instantâneo oficial do projeto BuildStream que você pode baixar aqui ou em uma versão de desenvolvimento de uma distribuição GNU/Linux.

Os desenvolvedores do GNOME também recomendam usar a imagem de instalação do GNOME OS em uma máquina virtual com suporte EFI para testar a versão alfa ou para portar suas extensões.

No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, não destinada ao uso em produção!

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.