Jogos no Linux tem melhorado, graças a Collabora, Valve e a comunidade

Confira o que tem sido feito e entenda porque os Jogos no Linux tem melhorado, graças a Collabora, Valve e a comunidade.

Já se foi o tempo em que as pessoas criticavam o Linux por sua incapacidade de rodar jogos. Graças à vasta comunidade de código aberto, os jogos no Linux estão cada vez melhores.

Um bom exemplo disso vem da Collabora, uma empresa especializada em consultoria e desenvolvimento open source. A empresa tem se esforçado para melhorar o cenário geral de jogos no Linux ao lado da Valve, patrocinando o trabalho.

Jogos no Linux tem melhorado, graças a Collabora, Valve e a comunidade

Jogos no Linux tem melhorado, graças a Collabora, Valve e a comunidade
Jogos no Linux tem melhorado, graças a Collabora, Valve e a comunidade

Embora os jogos no Linux ainda tenham um longo caminho a percorrer, graças à camada de compatibilidade do Proton, a maioria dos jogos pode ser jogada no Linux.

Na verdade, alguns deles funcionam melhor no Linux do que no Windows.

Para quem ainda não conhece, o Proton é uma ferramenta da Valve construída na camada de compatibilidade do Wine. Ele foi integrado ao Steam Play para tornar mais fácil jogar jogos do Windows no Linux.

A partir de hoje, mais de 73% dos mil jogos principais no Steam podem ser executados no Linux. Esses jogos incluem alguns títulos populares como Counter-Strike: Global Offensive, Rocket League, Dota 2, GTA V, Team Fortress 2 e muitos mais.

No recente encontro virtual de código aberto realizado na Europa, Gabriel Krisman Bertazi falou sobre o estado do Linux Gaming e o que a Collabora está fazendo para melhorar o suporte para jogos do Windows via Proton e cumprir os requisitos da Valve.

Os “elefantes” na sala são os vários mecanismos anti-trapaça, como o Vanguard da Riot em Valorant, que tornam os jogos do Windows impossíveis de jogar no Linux. Gabriel espera remover esse problema no Kernel Linux 5.11.

É bom ver a Valve se concentrando no Linux Gaming e mostra as intenções positivas da empresa em torná-lo melhor. Além disso, a Valve também está trabalhando com a CodeWeavers para melhorar a pilha de gráficos do Linux.

Com todas as grandes empresas entrando e se concentrando nos jogos Linux mais do que nunca, o futuro parece brilhante!

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.