KDE Frameworks 5.108 lançado com melhorias e várias correções

E foi lançado o KDE Frameworks 5.108 com melhorias e várias correções. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.

Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.

Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.

Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications).

Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.

Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).

Agora, o Projeto KDE lançou o pacote de software de código aberto KDE Frameworks 5.108, uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.

Novidades do KDE Frameworks 5.108

KDE Frameworks 5.108 lançado com melhorias e várias correções
KDE Frameworks 5.108 lançado com melhorias e várias correções

O KDE Frameworks 5.108 está aqui para corrigir uma falha na área de trabalho do Plasma que ocorreu ao fechar todos os aplicativos em execução com um clique do meio em seus ícones do Gerenciador de Tarefas, resolver uma grande regressão que fazia com que o destino de um link simbólico fosse movido ou copiado em vez do próprio link e corrigir um problema em que editar arquivos usando o kio-admin altera as permissões do arquivo.

Esta nova versão do KDE Frameworks também melhora o suporte para o formato de imagem JPEG XL (JXL) no KImageFormats, que fornece plug-ins de formato de imagem adicionais para QtGui, adicionando suporte para a biblioteca libjxl 0.9, enquanto elimina o suporte para a antiga versão 0.6.1.

A biblioteca KHolidays recebeu suporte para Juneteenth (um feriado federal nos Estados Unidos) como um feriado variável, uma opção para desabilitar a construção do geo: o manipulador de esquema de URI foi adicionado aos complementos da GUI do KDE e as alterações do ReplayGain foram reaplicadas ao KFileMetaData.

O KDE Frameworks 5.108 também melhora o realce de sintaxe adicionando suporte para realçar a palavra-chave QML pragma. Existem também várias outras pequenas correções e melhorias, então você deve verificar o changelog completo na página de anúncio de lançamento.

Como você pode ver, o KDE Frameworks 5.108 é uma atualização muito pequena, pois o Projeto KDE está focado no desenvolvimento dos próximos lançamentos do KDE Frameworks/KDE Plasma 6.

Apesar disso, qualquer melhoria ou correção de bug é mais do que bem-vinda para maior estabilidade e confiabilidade de sua área de trabalho KDE Plasma.

O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.

Como instalar

O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.

É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.

Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis ​​do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.