KDE Plasma 5.24 lançado como a próxima série LTS

E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 5.24 como a próxima série LTS. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.

A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.

Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.

Agora, o Projeto KDE anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do KDE Plasma 5.24 como a próxima série LTS (Long-Term Support) deste ambiente de desktop.

Novidades o KDE Plasma 5.24

KDE Plasma 5.24 lançado como a próxima série LTS
KDE Plasma 5.24 lançado como a próxima série LTS

Como esta é uma série com suporte de longo prazo (LTS), o KDE Plasma 5.24 será suportado pelos próximos 18 meses com lançamentos pontuais (também conhecidos como atualizações de manutenção) que trazem mais correções de bugs para manter o ambiente de desktop tão estável e confiável quanto possível.

Os maiores novos recursos do KDE Plasma 5.24 incluem suporte para leitores de impressão digital, que você usará para desbloquear a tela, autenticar em aplicativos que exigem senha de administração ou autenticar com sudo na linha de comando, bem como uma nova Visão geral efeito que permite controlar seus espaços de trabalho virtuais e também encontrar resultados de pesquisa do KRunner.

O efeito Visão geral não está habilitado por padrão, então você terá que ativá-lo na página Comportamento do Espaço de Trabalho nas Configurações do Sistema. Em seguida, você pode habilitá-lo usando o atalho de teclado Super+W.

Dois modos de layout estão disponíveis, Natural (padrão) e Mais próximo, e você também pode ativar ou desativar o desfoque de fundo em suas configurações.

Falando sobre efeitos, os efeitos “Cover Switch” e “Flip Switch” estão de volta para o alternador de tarefas (Alt+Tab), os efeitos baseados em QtQuick tiveram um grande aumento de desempenho para usuários de GPU NVIDIA e o efeito “Scale” substitui o “Efeito Fade” como padrão ao abrir e fechar janelas.

Até a área da bandeja do sistema, a maioria dos widgets recebeu novos recursos e melhorias, incluindo os widgets Volume de áudio, Bateria e brilho, Media Player e Clima.

Além disso, o painel e o gerenciador de tarefas receberam diversas alterações com mais opções de personalização e novas opções para facilitar sua vida.

Os fãs da sessão Plasma Wayland ficarão felizes em ver suporte para cores maiores que 8 bits, suporte para o widget “Minimize All Windows”, suporte “DRM lease” para melhor suporte a headsets VR, uma nova página de tablet de desenho em Configurações do sistema, suporte para o utilitário de captura de tela Spectacle para acessar o modo “Active Window”, conceito de “monitor primário” semelhante ao X11, suporte aprimorado para caneta, suporte para janelas minimizadas ou maximizadas para lembrar a área de trabalho virtual em que estavam ao restaurá-las, bem como suporte para percorrer mais de duas atividades ao mesmo tempo usando a tecla de atalho Super+Tab.

Outras mudanças notáveis ​​na interface do usuário do KDE Plasma 5.24 incluem a abertura de novas janelas no centro da tela por padrão, suporte para janelas para lembrar a última exibição em que estavam em configurações de vários monitores, a capacidade de colocar seu computador em suspensão/hibernação diretamente do bloqueio tela, suporte para notificações ao enviar ou receber arquivos via Bluetooth, além de suporte para pastas para respeitar a cor de destaque ou o esquema de cores do seu sistema.

Mas espere, isso não é tudo, pois o KDE Plasma 5.24 também melhora as configurações do sistema para permitir que você escolha suas próprias cores de destaque personalizadas na página Cores, adicione a opção “Realçar configurações alteradas” na cor noturna, suporte mais baterias no recurso de limite de carga da bateria, reformule a página Formatos, respeite o recurso “Mostrar configurações alteradas” e ofereça suporte a mais de 8 layouts sobressalentes na página Teclado e mostre o fator de escala usado para cada tela na página Exibir e monitor.

Outras mudanças interessantes no KDE Plasma 5.24 incluem suporte para temas globais para especificar e alterar os layouts do Latte Dock, um design mais moderno para o gerenciador de senhas “Plasma Pass”, navegação completa pelo teclado para os widgets da área de transferência e da bandeja do sistema de rede, KWrite como editor de texto padrão em vez de Kate, tema Breeze muito melhorado e esquema de cores, bem como componentes aprimorados do KRunner e do Gerenciador de Tarefas.

Se você usa aplicativos Flatpak, deve saber que o gerenciador gráfico de pacotes Plasma Discover no KDE Plasma 5.24 facilita o gerenciamento de repositórios Flatpak em sua distribuição GNU/Linux, bem como abrir e instalar aplicativos Flatpak baixados localmente, também adicionando seu repositório ao seu sistema.

Além de todos esses aprimoramentos legais que provavelmente o tornarão mais produtivo a longo prazo, o KDE Plasma 5.24 também vem com melhorias internas que, por exemplo, desligarão o ambiente de desktop mais rápido do que nunca. Você provavelmente também deve notar um tempo de resposta muito mais rápido.

Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

O Plasma 5.24 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.

O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.

Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.

Então, o ambiente de desktop KDE Plasma 5.23.5 logo chegará nos repositórios de software estáveis ​​de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.

E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.