Mozilla Firefox 90 lançado com o suporte FTP integrado removido

E foi lançado (ou quase) o Firefox 90 com o suporte FTP integrado removido, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Agora, o navegador Mozilla Firefox 89 está agora disponível para download, trazendo um novo visual para os usuários do Linux, configurações de privacidade aprimoradas, bem como várias outras mudanças.

Novidades do Firefox 90

Mozilla Firefox 90 lançado com o suporte FTP integrado removido
Mozilla Firefox 90 lançado com o suporte FTP integrado removido

A maior mudança no lançamento do Mozilla Firefox 90 é a descontinuação do suporte ao FTP (File Transfer Protocol). O Firefox segue os passos do Google Chrome/Chromium e de outros navegadores da web para não permitir mais o acesso aos links ftp://.

A Mozilla começou a descontinuar o suporte ao FTP desde o Firefox 88, mas os usuários puderam reativar o recurso definindo a opção network.ftp.enabled para true em about:config.

Mas a partir do lançamento do Firefox 90, todo o código de FTP desapareceu para sempre e não pode ser reativado, o que significa que você terá que usar um aplicativo especial para acessar seus sites de FTP.

No entanto, a Mozilla disse em um post de blog que o protocolo FTP agora está incluído na lista de protocol_handlers suportados para extensões de navegador, o que significa que os add-ons do Firefox serão capazes de solicitar aos usuários que iniciem um aplicativo FTP para lidar com certos links.

Em se tratando de segurança, o Firefox 90 apresenta suporte para Fetch Metadata Request Headers, um recurso de segurança que permite que aplicativos da web se protejam e a você contra várias ameaças de origem cruzada, como falsificação de solicitação entre sites (CSRF), vazamentos entre sites (XS- Vazamentos) ou ataques especulativos de canal lateral de execução entre sites (Spectre).

Com instalar o Firefox

A Mozilla planeja lançar oficialmente o navegador Firefox 90 amanhã, 13 de julho, mas você pode baixá-lo agora mesmo do servidor oficial.

Os usuários do Linux que não quiserem usar esta versão binária, terão que esperar um pouco mais para o novo lançamento entrar nos canais estáveis ​​de sua distribuição GNU / Linux antes de atualizar.

Mas, se você não pode esperar até amanhã, você pode baixá-lo agora mesmo do servidor FTP da Mozilla.

E se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.

Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.

Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!

Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.