PeaZip 7.8 lançado com extração interativa, nova compilação portátil Qt5 no Linux

PeaZip 7.8 lançado com extração interativa, nova compilação portátil Qt5 no Linux e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

PeaZip é um utilitário gratuito de arquivamento de arquivos, baseado em tecnologias Open Source de projetos 7-Zip, p7zip, Brotli, FreeArc, PAQ, Zstandard e PEA.

Ele é um gerenciador, compactador e extrator de arquivos fácil de usar e que suporta uma grande diversidade de formatos de compactação.

Multiplataforma, com recursos completos, mas alternativa amigável para WinRar, WinZip e aplicativos gerenciadores de arquivo de propósito geral semelhantes, abra e extraia mais de 200 formatos de arquivo.

Ele suporta divisão em volumes, compactação, autenticação criptografada e trabalha com os formatos 7Z, 7-Zip sfx, ACE, ARJ, BZ2, CAB, CHM, CPIO, DEB, GZ, ISO, JAR, LHA/LZH, NSIS, OOo, PAQ/LPAQ, PEA, QUAD, RAR, RPM, split, TAR, Z, ZIP, ZIPX.

Agora, o PeaZip 7.8 foi lançado hoje como uma atualização importante que apresenta vários novos recursos e melhorias, juntamente com suporte para extensões de arquivo adicionais.

Novidades do PeaZip 7.8

PeaZip 7.8 lançado com extração interativa, nova compilação portátil Qt5 no Linux
PeaZip 7.8 lançado com extração interativa, nova compilação portátil Qt5 no Linux

A maior novidade no PeaZip 7.8 é uma nova opção de extração interativa que pergunta aos usuários se eles desejam pular, atualizar ou sobrescrever arquivos e pastas existentes ao extrair arquivos.

No Linux, a opção não é habilitada por padrão, então você terá que habilitá-la na caixa de diálogo ‘Extrair’ conforme mostrado na imagem abaixo.

A nova opção de extração interativa vem como uma alternativa ao método clássico de extração baseado em política de etapa única, que ainda está disponível na nova versão.

Ele fornece aos usuários um método de extração em duas etapas em todos os tipos de arquivos suportados por 7z/p7zip.

Usando o novo método de extração interativo, o PeaZip extrairá o conteúdo do arquivo em uma nova pasta e, em seguida, moverá os dados para o destino de saída real.

De acordo com os desenvolvedores, todos os níveis desnecessários de aninhamento de diretório são removidos durante a extração interativa.

Outros novos recursos incluídos no PeaZip 7.8 são a capacidade de definir tipos de arquivo personalizados para “Extrair tudo para” em Opções> Configurações> Gerenciador de arquivos, grupo de extração, substituir extensões de arquivo por um personalizado na guia Avançado na tela de arquivamento, também para definir permanentemente a prioridade global para tarefas de arquivamento/extração em Opções> Configurações> Geral, Prioridade de tarefas.

No Linux, o PeaZip agora está disponível como um pacote Qt5 portátil como uma alternativa para a construção GTK2.

No entanto, a construção portátil Qt5 requer que a biblioteca libQt4Pas (fornecida no pacote) seja instalada manualmente em / usr / local / lib ou um diretório equivalente e, em seguida, execute o comando ldconfig.

Entre outras melhorias, PeaZip 7.8 adiciona suporte para o uso de funções de menu de contexto ao clicar com o botão direito em um elemento na localização atual (por exemplo, propriedades de exibição, abrir prompt de comando aqui, abrir o caminho no explorador de arquivos do sistema, etc.) e notificar os usuários quando uma configuração requer a reinicialização do aplicativo por meio de um texto de dica.

PeaZip atualmente suporta um total de 211 extensões de arquivo.

Para saber mais sobre essa versão do PeaZip, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o PeaZip

Você pode baixar o PeaZip 7.8 agora mesmo do site oficial como binários para DEB ou distros baseadas em RPM, bem como pacotes portáteis GTK2, Qt5 ou Flatpak.

Para instalar a versão mais recente do PeaZip nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o utilitário PeaZip no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do PeaZip no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.