Phoronix Test Suite 10.2 lançado com suporte aprimorado para macOS 11

Michael Larabel anunciou a disponibilidade da nova versão de sua ferramenta de benchmarking, o Phoronix Test Suite 10.2. Confira as novidades e veja como instalar.

O Phoronix Test Suite é um incrível software de benchmark gratuito e de código aberto para Linux, BSD, MacOS e Windows desenvolvido pela Phoronix Media com cooperação de vários fornecedores de hardware e software.

Com o Phoronix Test Suite, você pode testar – literalmente, por isso repetimos – o desempenho do processador, placa gráfica, rede e armazenamento, bem como comparar resultados entre diferentes sistemas e configurações, tanto seus quanto os compartilhados no OpenBenchmarking.org, o portal da comunidade em que os usuários enviam os resultados de suas pesquisas.

Phoronix suporta mais de 220 perfis de teste e mais de 60 suítes de teste. Ele usa uma arquitetura de teste baseada em XML.

Agora, o Phoronix Test Suite 10.2 está disponível como o mais recente lançamento de recursos trimestrais para esse software de benchmarking de código aberto totalmente automatizado para sistemas Linux, BSD, macOS e Windows.

Novidades do Phoronix Test Suite 10.2

Phoronix Test Suite 10.2 lançado com suporte aprimorado para macOS 11
Phoronix Test Suite 10.2 lançado com suporte aprimorado para macOS 11

Existem inúmeras melhorias a serem encontradas no Phoronix Test Suite 10.2 após o grande lançamento do Phoronix Test Suite 10.0 do último trimestre com OpenBenchmarking.org atualizado.

Alguns dos principais destaques deste lançamento de recurso do primeiro trimestre incluem:

  • Rastreamento aprimorado de tempos de execução por teste e, por sua vez, estimativa mais precisa dos requisitos de tempo de execução de teste.
  • A interface do usuário da web do servidor Phoromatic deve ser muito mais rápida/responsiva devido às otimizações do banco de dados.
  • Suporte aprimorado para macOS 11.0 “Big Sur”, bem como suporte aprimorado de hardware Apple Silicon/M1, incluindo maior suporte a sensores e outros recursos.
  • Suporte para relatar espelhos de download de teste quebrados para OpenBenchmarking.org para que os perfis de teste possam ser atualizados mais rapidamente em caso de problemas com espelhos de download externos.
  • Dependências externas atualizadas e outras melhorias de suporte para BSDs, pelo menos para FreeBSD, DragonFlyBSD, OpenBSD e NetBSD.
  • A compatibilidade total do PHP 8.0 está em vigor depois que alguns problemas de compatibilidade do PHP8 surgiram na versão anterior.
  • Várias melhorias de detecção de software/hardware Phodevi para várias plataformas ARM, futuro hardware x86_64 e outras adições contínuas para manter-se atualizado com as interfaces Linux mais recentes para expor diferentes informações de software/hardware. Também existe agora um módulo Turbostat para o Phoronix Test Suite para fornecer automaticamente dumps turbostat com cada teste executado para fins de análise.
  • Várias outras pequenas correções e melhorias.

No lado do OpenBenchmarking.org, há uma série de pequenas melhorias em relação à grande revisão do OpenBenchmarking.org que estreou no último trimestre.

O próximo mês marcará dez anos desde que OpenBenchmarking.org foi oficialmente revelado como o sucessor do Phoronix Global junto com o lançamento do Phoronix Test Suite 3.0.

As últimas atualizações e adições de perfil de teste (benchmark) podem ser vistas em openbenchmarking.org/changes para Phoronix Test Suite 10.2 e versões anteriores.

O Phoronix Test Suite 10.2 em geral deve ser uma atualização contínua e incremental do Phoronix Test Suite 10.2 que está pronto para uso em ambientes de produção para suas necessidades de teste automatizado e benchmarking.

Mais detalhes sobre essa versão do Phoronix Test Suite via GitHub e Phoronix-Test-Suite.com.

Como instalar ou atualizar o Phoronix Test Suite

O Phoronix Test Suite está disponível no GitHub.

Para instalar a versão mais recente do Phoronix Test Suite no Debian, Ubuntu e derivados, use esse tutorial:
Como instalar o Phoronix Test Suite no Ubuntu, Debian e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.