PostmarketOS 21.06 SP 4 lançado com Phosh 0.14.0 e melhorias nos apps

E foi lançado o PostmarketOS 21.06 SP 4 lançado com com Phosh 0.14.0 e melhorias nos apps. Confira as novidades e veja onde atualizar.

PostmarketOS é uma distribuição Linux, um software livre e sistema operacional open source em desenvolvimento principalmente para smartphones e tablets, baseado em Alpine Linux, Musl e BusyBox.

O objetivo do projeto é proporcionar a oportunidade de usar o kit de distribuição Linux em um smartphone, que não depende do ciclo de vida do firmware oficial de suporte e não está vinculado às soluções padrão dos principais players da indústria que estabelecem o desenvolvimento vetor.

O ambiente postmarketOS é unificado tanto quanto possível e reúne todos os componentes específicos do dispositivo em um pacote separado, todos os outros pacotes são idênticos para todos os dispositivos e são baseados em pacotes Alpine Linux.

Em builds, sempre que possível, o kernel Linux vanilla é usado e se isso não for possível, kernels de firmware preparados pelos fabricantes de dispositivos são usados, além do KDE Plasma Mobile ser oferecido como skins personalizados principais, Phosh, Sxmo, mas outros ambientes podem ser instalados, incluindo GNOME, MATE e Xfce.

Sistemas operacionais móveis baseados em Linux, Android à parte, é uma história que se move lentamente com muitos capítulos.

Atualmente, existem muitos projetos que estão tentando, entre os quais estão Mobian, Arch Linux, Manjaro, Ubuntu Touch ou o protagonista deste artigo que lançou o postmarketOS 21.06 SP 4.

PostmarketOS 21.06 SP 2 lançado com suporte a mais dispositivos

PostmarketOS 21.06 SP 4 lançado com Phosh 0.14.0 e melhorias nos apps
PostmarketOS 21.06 SP 4 lançado com Phosh 0.14.0 e melhorias nos apps

As principais atualizações dos sistemas operacionais de desktop tendem a adicionar muitos mais pacotes a cada novo lançamento, especialmente aqueles que lançam uma versão a cada seis meses ou a cada dois anos, mas o PostmarketOS v21.06 Service Pack 4 inclui um que sozinho já merece uma atualização: Phosh 0.14.0. Pho (ne) Sh (ell) 0.14.0 é a última parcela da versão móvel do GNOME e apresenta mudanças importantes.

Dito isso, estes são os destaques do postmarketOS 21.06 SP 4:

  • O Phosh 0.14.0 oferece vários aprimoramentos, incluindo suporte para telas iniciais de aplicativos e botões de pesquisa para o widget do reprodutor de mídia.
  • Numberstation 1.0.0 é o aplicativo de token 2FA que aparece na imagem do cabeçalho. Com o novo recurso de importação / exportação para fazer backup e restauração rápida de chaves e movê-las entre dispositivos, bem como o novo suporte HOTP, agora é considerado um recurso completo. Os arquivos de backup são aceitos no formato de um otpauth: // URL por linha. Para suporte HOTP, as chaves são baseadas em contadores em vez de tempo. Foram feitas alterações na interface do usuário para evitar o incremento deste contador acidentalmente.
  • eg25-manager 0.4.1, o daemon auxiliar para o modem EG25 no PinePhone, obteve suporte assistivo GNSS e muitas pequenas melhorias gerais em comparação com a versão que eles empacotaram anteriormente no branch estável.
  • Pixman ainda está na última versão oficial 0.40.0 de abril de 2020 (aparentemente o upstream não é lançado com tanta frequência). No entanto, o patch recém-mesclado foi escolhido para usar as instruções NEON em dispositivos ARM64 depois de tê-lo na borda Alpine por um tempo. Pixman é uma biblioteca de composição e desenho de baixo nível de CPU usada em muitos aplicativos, portanto, torna todos os telefones aarch64 um pouco mais responsivos.

postmarketOS v21.06 Service Pack 4 agora está disponível como uma atualização para aqueles que têm o sistema operacional instalado em seu celular ou tablet Linux.

Por fim, se você estiver interessado em aprender mais sobre o postmarketOS 21.06 SP 2, pode verificar os detalhes no seguinte endereço.

Encontre as imagens mais recentes na página de download do sistema.

Enquanto isso, os usuários existentes da versão v21.06 receberão este service pack automaticamente na próxima atualização do sistema.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.