Red Hat interrompeu suas vendas e serviços na Rússia

Em meio aos movimentos de todo tipo em apoio a Ucrânia e oposição à guerra, a Red Hat interrompeu suas vendas e serviços na Rússia.

A situação atual que existe devido ao conflito entre Rússia e Ucrânia desencadeou uma série de movimentos de todo tipo em apoio a Ucrânia.

Na esteira desses movimentos, a Red Hat decidiu interromper as vendas e serviços na Rússia, pois considera legalizar a pirataria de software em alguns casos.

Red Hat interrompeu suas vendas e serviços na Rússia

Red Hat interrompeu suas vendas e serviços na Rússia
Red Hat interrompeu suas vendas e serviços na Rússia

A Rússia está à beira de inúmeras sanções, das quais, por exemplo, o canal de notícias russo RT (Russia Today) teve que recorrer à plataforma de vídeo online Rumble, na qual continuará suas transmissões.

O Google bloqueou aplicativos móveis relacionados a RT e Sputnik em sua loja de aplicativos Play na Europa, além do fato de especialistas em informática não poderem sair do país ou permanecer devido às restrições impostas por Visa e Mastercard etc.

E agora a Red Hat acaba de expandir a lista e anunciou a descontinuação de suas vendas e serviços na Rússia e na Bielorrússia. A Rússia, por sua vez, está considerando legalizar a pirataria de software em alguns casos para aliviar as sanções.

Na declaração completa, os funcionários da Red Hat compartilham o seguinte:

“Prezados:

Eu, Paul Cormier, presidente e CEO da Red Hat, tenho certeza de que falo por todos nós quando digo que a guerra na Ucrânia é de partir o coração. Como empresa, nos juntamos a todos os afetados pela violência e condenamos a invasão da Ucrânia pelos militares russos. Juntamos nossas vozes àqueles que pedem paz e continuaremos trabalhando para garantir a segurança de nossos associados afetados e suas famílias de todas as maneiras possíveis.

A segurança, proteção e bem-estar de nossos associados continua sendo nossa principal prioridade. A equipe multifuncional que criamos há várias semanas se comunicou diretamente com todos os membros da Red Hat na Ucrânia e na Rússia e continuará a garantir que eles tenham o suporte e os recursos de que precisam. Ajudamos os membros da Red Hat da Ucrânia e suas famílias (incluindo cônjuges, filhos e familiares) a se mudarem com segurança para os países vizinhos e continuamos a ajudar aqueles que permanecem no país de todas as maneiras possíveis. Somente nos últimos dias, os ônibus organizados pela Red Hat transportaram com segurança várias dezenas de familiares de nossos parceiros ucranianos através da fronteira para a Polônia. Também apoiamos nossos parceiros na Rússia. E para qualquer Chapeuzinho Vermelho em necessidade, onde quer que esteja, temos recursos adicionais de bem-estar.

O suporte contínuo da Red Hat é apenas parte de nossa resposta. Os Red Hatters de todo o mundo ajudaram seus colegas de várias maneiras – grandes, pequenas e heroicas – nos últimos dias e semanas. Ouvi histórias notáveis ​​dessas ações, incluindo um associado na Polônia que dirigiu várias horas em cada sentido para pegar a esposa e o filho de um colega na fronteira ucraniana e abriu sua casa limpa. Este espírito de unidade e ajuda mútua não me surpreende, já o vi muitas vezes na Red Hat…

A situação continua a evoluir rapidamente. Agradecemos sua compaixão e preocupação com seus colegas, e sua paciência e compreensão enquanto passamos por isso juntos. Criamos um espaço no feed com perguntas frequentes, maneiras de nos ajudar, recursos de bem-estar e muito mais. Portanto, mantenha-se atualizado.”

O Ministério do Desenvolvimento Econômico da Rússia publicou recentemente um documento detalhando as diferentes medidas que pretende implementar para aliviar as sanções que afetam o Estado e os russos.

O projeto é intitulado “Plano de ação prioritário para garantir o desenvolvimento da economia russa nas condições de pressão de sanções externas”.

De acordo com as autoridades russas, se essas medidas forem adotadas, afetarão os titulares de direitos autorais, patentes e marcas registradas que agem contra os interesses russos. A Seção 6.7.3 destina-se a resolver o problema de empresas estrangeiras revogarem ou recusarem a emissão de licenças de software.

Conforme a lei, software não licenciado é ilegal, mas se as novas medidas forem aprovadas, a pirataria de software não será mais punível em alguns casos.

Especificamente, essas novas medidas propõem “isenção de responsabilidade pelo uso de software não licenciado na Federação Russa, detido por um detentor de direitos autorais de países que apoiaram as sanções”.

“Responsabilidade pelo uso de software não licenciado (SW) na Federação Russa, pertencente a um detentor de direitos autorais de países que apoiaram as sanções”, diz a medida proposta.

Conforme escrito, a proposta abrange tanto a responsabilidade civil quanto a criminal (Código de Infrações Administrativas e Código Penal da Federação Russa).”

Ele também diz que enquanto as sanções estiverem em vigor, a pirataria de software para a qual não existem alternativas russas será permitida.

Exatamente como isso pode acontecer para serviços de nuvem acessíveis não está claro, mas o objetivo geral é facilitar a transição da Rússia da dependência de produtos de empresas estrangeiras para soluções locais.

Por fim, para saber mais sobre o assunto, poderá consultar os detalhes no seguinte endereço.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.