Zorin OS 16.1 lançado com LibreOffice 7.3, Linux Kernel 5.13, e mais

O projeto Zorin OS lançou o Zorin OS 16.1 com LibreOffice 7.3, Linux Kernel 5.13, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar.

O Zorin OS é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu, projetada especialmente para iniciantes no Linux. Possui uma interface gráfica com o usuário do Windows e muitos programas semelhantes aos encontrados no Windows.

O sistema também vem com um aplicativo que permite que os usuários executem muitos programas do Windows. O objetivo final da distribuição é fornecer uma alternativa do Linux ao Windows e permitir que os usuários do Windows desfrutem de todos os recursos do Linux sem complicações.

Agora, os desenvolvedores do Zorin OS anunciaram hoje o lançamento e a disponibilidade geral do Zorin OS 16.1 como o primeiro lançamento pontual da mais recente série de sistemas operacionais Zorin OS 16 lançada em agosto de 2021.

Novidades do Zorin OS 16.1

Zorin OS 16.1 lançado com LibreOffice 7.3, Linux Kernel 5.13, e mais
Zorin OS 16.1 lançado com LibreOffice 7.3, Linux Kernel 5.13, e mais

O Zorin OS 16.1 está aqui cerca de sete meses após o Zorin OS 16 e vem com um kernel mais recente, o Linux 5.13, do sistema operacional Ubuntu 20.04.4 LTS (Focal Fossa) lançado recentemente.

Isso oferece aos usuários melhor compatibilidade com hardware mais recente, incluindo GPUs NVIDIA RTX 3050, processadores Intel Core de 12ª geração, controladores Sony PlayStation 5 DualSense, laptop Framework, Apple Magic Mouse 2, bem como outros dispositivos.

Se você está se perguntando, a versão do kernel Linux 5.13 disponível no Zorin OS 16.1 não foi corrigida contra a vulnerabilidade “Dirty Pipe” divulgada recentemente, mas se você atualizar sua nova instalação do Zorin OS, receberá a nova versão do kernel Linux ( linux-image 5.13.0.35.44) que foi corrigido contra essa falha que dá aos usuários locais sem privilégios a capacidade de escalar seus privilégios no sistema.

Outra novidade no Zorin OS 16.1 é a mais recente e melhor suíte de escritório LibreOffice 7.3, juntamente com versões mais recentes de vários aplicativos pré-instalados e componentes principais, incluindo a pilha de gráficos Mesa 21.2.6 do Ubuntu 20.04.4 LTS e Ubuntu 21.10, fornecendo aos usuários mais recursos rica experiência de desktop desde o início.

Zorin OS 16.1 lançado com LibreOffice 7.3, Linux Kernel 5.13, e mais
Zorin OS 16.1 lançado com LibreOffice 7.3, Linux Kernel 5.13, e mais

Por fim, todas as novas compras do Zorin OS 16.1 Pro e Pro Lite serão doadas para a Cruz Vermelha, Médicos Sem Fronteiras/Médicos Sem Fronteiras e causas de ajuda humanitária Tabletochki para ajudar o povo da Ucrânia.

Sobre isso, Artyom & Kyrill, fundadores do Zorin OS, disseram:

“Como ucranianos irlandeses, estamos com nossos amigos e parentes na Ucrânia neste momento difícil. Para o povo da Ucrânia afetado pela guerra, enviamos ajuda e nos comprometemos a apoiá-lo. Esperamos que a situação desapareça rapidamente e que a paz seja restaurada em nossa pátria ancestral.”

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Zorin OS 16.1

O Zorin OS 16.1 está disponível para download no site oficial nas edições Core, Lite, Education e Education Lite.

No entanto, as novas imagens ISO são destinadas apenas para aqueles que desejam implantar o Zorin OS em novos computadores ou usuários que desejam reinstalar.

A imagem ISO do Zorin OS 16.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Os usuários existentes do Zorin OS 16 podem atualizar suas instalações para a nova versão instalando todas as atualizações disponíveis do utilitário Software Updater.

Os usuários do Zorin OS 16 Pro também receberão as versões do Zorin OS 16.1 Pro ou Pro Lite acessando o link de download em seu e-mail de compra original.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.