Samba 4.20 lançado com cliente de pesquisa WSP, e muito mais

E foi lançado o Samba 4.20 com cliente de pesquisa WSP, e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

O Samba é um software livre licenciado sob a GNU General Public License e que existe desde 1992.

O software provê acesso seguro, estável e rápido a arquivo e serviços de impressão para todos os clientes que utilizam o protocolo SMB/CIFS, como todas as versões do DOS e Windows, OS/2, Linux e muitos outros.

Esse software é um componente importante para integrar servidores e desktops Linux/Unix em ambientes mistos e criar compartilhamentos seguros.

O Samba é o recurso que permite integrar máquinas Linux e Windows em rede e, apesar do que muitos falam, ele pode ser muito fácil de usar e permite que você crie compartilhamentos seguros para serem acessados em máquinas com Windows.

E para aqueles que usam o Samba como a reimplementação de código aberto do SMB/CIFS e permitem o compartilhamento de arquivos/impressão com sistemas Microsoft Windows, o Samba 4.20 está agora disponível como a versão mais recente do recurso do projeto.

Novidades do Samba 4.20

Samba 4.20 lançado com cliente de pesquisa WSP, e muito mais
Samba 4.20 lançado com cliente de pesquisa WSP, e muito mais

Com o Samba 4.20, a ferramenta samba agora fornece suporte do lado do cliente para contas de serviço gerenciado de grupo, o Samba agora, por padrão, cria novo suporte experimental ao cliente Windows Search Protocol (WSP) com o utilitário de linha de comando “wspsearch”, suporte com smbcacls para salvar /restaurar DACLs em um arquivo, suporte Samba AC/DC para Silos de Autenticação e Políticas de Autenticação e outras alterações.

O cliente CLI wspsearch novo por padrão para Windows Search Protocol permite que uma solicitação de pesquisa WSP seja enviada a um servidor com suporte WSP.

O Samba 4.20 também adiciona suporte ao Service Witness Protocol (MS-SWN) para que os clientes possam monitorar sua conexão SMB atual com um nó do cluster perguntando a outro nó do cluster se o endereço IP do cluster original muda ou se torna disponível a partir de sua perspectiva.

O Samba 4.20 também elimina a dependência do módulo Perl JSON, algumas pequenas alterações nos arquivos de configuração do Samba e outras correções.

Para saber mais sobre essa versão do Samba, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Samba

Em breve esta versão do Samba estará disponível nas atualizações das principais distribuições Linux, portanto, basta aguardar e atualizar quando estiver disponível.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.