Sublime Text 4 lançado com um grande conjunto de melhorias

E foi lançado o Sublime Text 4 com um grande conjunto de melhorias. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.

Sublime é um editor de código-fonte com uma interface de programação de aplicativo Python (API). Esse editor é escrito usando a linguagem de programação C++ e Python, e é multiplataforma, sendo disponibilizado para Linux, Windows e Mac.

Sublime Text suporta nativamente muitas linguagens de programação e linguagens de marcação (como o HTML), e as funções podem ser adicionadas pelos usuários através de plugins, tipicamente construídos em comunidade e mantidos sob licenças de software livre.

Agora, foi lançado o Sublime Text 4 com um grande conjunto de melhorias.

Novidades do Sublime Text 4

Sublime Text 4 lançado com um grande conjunto de melhorias
Sublime Text 4 lançado com um grande conjunto de melhorias

Sublime Text 4 vem com uma grande variedade de melhorias no fluxo de trabalho, ajustes na interface do usuário e até mesmo alguns novos recursos de plataforma, incluindo detecção automática de modo escuro, visualização de documentos lado a lado e aceleração de GPU.

Esta versão também é a primeira a oferecer suporte para processadores ARM Linux de 64 bits e processadores M1 da Apple.

“Trabalhamos muito para fornecer melhorias sem perder o foco no que torna o Sublime Text excelente. Existem alguns novos recursos principais que esperamos melhorar significativamente seu fluxo de trabalho e um número incontável de pequenas melhorias em toda a linha”, disse a equipe por trás do aplicativo sobre seu lançamento.

Continue lendo para obter uma visão geral das principais mudanças ou pule para a seção de download para aprender como experimentar o Sublime Text 4 por conta própria.

Para mim, o recurso de título do Sublime Text 4 é que agora você visualiza dois arquivos de guias lado a lado usando os recursos de seleção múltipla de guias presentes em toda a interface do usuário.

Por exemplo, apenas pressione ctrl e clique em duas guias na faixa de guias ou em dois arquivos de projeto na barra lateral para ver instantaneamente uma visão lado a lado deles.

Os poderes de autocompletar do Sublime Text não foram tão polidos quanto outros editores – algo que esta versão corrige. O mecanismo de preenchimento automático do editor foi reescrito para fornecer sugestões de preenchimento automático cientes do contexto com base no código existente em seu projeto – útil!

O mecanismo de realce de sintaxe usa menos memória para fazer mais nesta atualização, com seus novos recursos, incluindo gramáticas não determinísticas, construções multilinhas e herança de sintaxe.

Os temas Padrão e Adaptável no Sublime Text 4 apresentam novos estilos de guia e escurecimento do painel inativo, detecção automática de modo escuro (quando disponível) e, no Linux e Windows, barras de título personalizadas.

As melhorias específicas do Linux incluem suporte para arrastar e soltar texto; Wayland; telas sensíveis ao toque; e copie / cole de / para aplicativos que não suportam texto utf8. O aplicativo também usa vsync para animações em vez de 60 Hz fixos.

Estas e várias outras alterações em resumo:

  • Seleção múltipla de guia por meio da IU
  • Preenchimento automático sensível ao contexto
  • Suporte TypeScript, JSX e TSX
  • Aceleração de GPU
  • Temas aprimorados
  • Barras de título personalizadas no Linux e Windows
  • Python 3.8

Uma observação rápida: embora a aceleração de GPU esteja incluída no Sublime Text 4, ela é habilitada por padrão apenas no Windows. Para habilitar a aceleração de GPU no Sublime Text 4 no Linux, você precisa alterar o valor hardware_acceleration no arquivo de configuração Settings para opengl.

Sublime Text 4 funciona com processadores M1 da Apple e compilações ARM Linux de 64 bits (então sim, agora funciona no Raspberry Pi, PineBook Pro, etc).

Ele descarta a compatibilidade com PCs com Windows XP e Windows Vista e versões do macOS anteriores ao OS X 10.9 Mavericks.

Sublime Text 4 é um software de plataforma cruzada de código fechado disponível para Windows, macOS e Linux. Embora o Sublime Text possa ser usado gratuitamente, você deve comprar uma licença para usá-lo por um longo prazo. Digo “suposto” porque o período de avaliação efetivamente nunca termina…

A partir desta versão, as chaves de licença do Sublime Text – que custam US$ 80 – não estão mais vinculadas a uma única versão, mas agora são válidas para todas as versões lançadas 3 anos após a compra.

Após este período, os usuários podem continuar a usar compilações existentes/antigas com sua chave de licença, mas precisarão comprar uma nova licença para usar as versões lançadas fora da janela de compra original.

Para saber mais sobre essa versão do Sublime Text 4, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Para instalar a versão mais recente do Sublime Text nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de código Sublime Text no Linux via Snap
Como instalar o editor de código Sublime Text no Linux via Flatpak
Como instalar o editor Sublime Text no OpenSUSE, SUSE e derivados
Como instalar o editor Sublime Text no Ubuntu, Mint, Debian e derivados

Você também pode baixar a versão mais recente do site do Sublime Text.

Sublime Text não é para você? Existem várias alternativas gratuitas de Sublime Text, muitas delas de código aberto e disponíveis nativamente no Linux, com Atom, VSCode, Gedit e Vim, especialmente populares. Compartilhe seu editor preferido nos comentários.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.