Ubuntu Touch 20.04 OTA-3 lançado com OTA para aparelhos PINE64

E foi lançado o Ubuntu Touch 20.04 OTA-3 com OTA para aparelhos PINE64. Confira os detalhes desse update e veja como instalar.

Ubuntu Phone (Ubuntu Mobile OS ou Ubuntu Touch) é um sistema operacional para tablets e smartphones baseado no kernel do Linux, desenvolvido inicialmente pela Canonical.

Infelizmente, não muito tempo depois, a empresa anunciou que iria abandonar o desenvolvimento do sistema, e o pessoal do UBports se comprometeu em dar continuidade ao projeto.

Por conta disso, o projeto está continuamente desenvolvendo e liberando atualizações do sistema. Algo importante e que demostra bem o espirito colaborativo de um projeto comunitário de software livre.

Agora, a UBports Foundation lançou a atualização do software Ubuntu Touch 20.04 OTA-3.

Novidades do Ubuntu Touch 20.04 OTA-3

Chegando mais de três meses após o Ubuntu Touch OTA-2, o lançamento do Ubuntu Touch OTA-3 é a terceira atualização estável baseada no Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) e é a primeira a oferecer imagens oficiais do sistema Ubuntu Touch 20.04 para PinePhone do PINE64, PinePhone Dispositivos Pro e PineTab.

O Ubuntu Touch já era compatível com os dispositivos PinePhone, PinePhone Pro e PineTab do PINE64, mas os usuários tiveram que atualizar seus aparelhos independentemente do restante dos dispositivos oficialmente suportados, pois não receberam novas atualizações OTA por meio do canal estável.

Os proprietários do PinePhone também receberam suporte para DSI como uma opção de exibição interna para resolver problemas de rotação de shell, bem como provedor gpsd, que é necessário para dispositivos Linux da linha principal do PinePhone.

No entanto, os desenvolvedores consideram que as imagens PinePhone/PineTab têm status beta em vez de estáveis.

Ubuntu Touch OTA-3 também introduz suporte inicial ao Snap, implementa a capacidade de pesquisar conversas no aplicativo de mensagens, restaura a capacidade de desativar vibrações de notificações e outros aplicativos, muda para lineageos-apndb como o principal provedor de banco de dados APN permitindo dados móveis e Suporte MMS para mais usuários e reativa o suporte para área de transferência baseada em hub de conteúdo para melhorar copiar/colar entre aplicativos.

Esta versão também atualiza o aplicativo Configurações do sistema do Ubuntu Touch com uma interface de usuário redesenhada e estrutura de menu das páginas Segurança e Privacidade, bem como a capacidade de refletir alterações na seleção de canais na página Atualização.

Também foi atualizado o Morph Browser do Ubuntu Touch, que agora possui um botão de alternância para o modo móvel/desktop e uma caixa de seleção para carregamento automático de imagem em suas configurações.

Para aqueles que desejam usar aplicativos Android, o Ubuntu Touch OTA-3 melhora o suporte ao Waydroid ajustando o cálculo do tamanho de exibição disponível para aplicativos Android para não cortar mais os botões de navegação inferiores.

Além disso, a detecção de tethering foi estendida para CDC-{NCM,ECM} e o suporte de tethering USB foi adicionado em dispositivos suportados, como o Fairphone 4.

Vários novos layouts de teclado foram adicionados e os existentes foram atualizados, e muitas traduções de idiomas receberam atualizações. Claro, esta versão também inclui muitas outras correções de bugs e segurança para uma experiência Ubuntu Touch mais estável.

Ubuntu Touch 20.04 OTA-3 agora está sendo lançado para Asus Zenfone Max Pro M1, Pro1-X, Fairphone 3, Fairphone 3+, Fairphone 4, Google Pixel 3a, Google Pixel 3a XL, JingPad A1, OnePlus 5, OnePlus 5T, OnePlus 6, OnePlus 6T, PinePhone, PinePhone Pro, PineTab, PineTab2, Sony Xperia X, Vollaphone, Vollaphone X, Vollaphone 22, Vollaphone X23, Xiaomi Poco M2 Pro, Xiaomi Poco X3 NFC/X3, Xiaomi Redmi Note 9, Xiaomi Redmi Note 9 Dispositivos Pro, Xiaomi Redmi Note 9 Pro Max e Xiaomi Redmi Note 9S.

Para saber mais sobre essa versão do Ubuntu Touch 20.04 OTA-3, acesse a nota de lançamento.

Como instalar

A atualização do Ubuntu Touch 20.04 OTA-3 agora está sendo implementada em todos os dispositivos com suporte. Os usuários podem atualizar suas instalações selecionando o canal estável 20.04 em Configurações do sistema > Atualizações > Configurações > Canais.

No entanto, o lançamento levará até uma semana para ser concluído, portanto, verifique novamente em um ou dois dias se ainda não estiver vendo a atualização.

Observe que os dispositivos PinePhone e PineTab são atualizados independentemente do resto dos dispositivos oficialmente suportados.

Uma lista de dispositivos suportados e opções de download pode ser encontrada na página Dispositivos do projeto.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.