GIMP 2.10.36 lançado com suporte para paletas ASE e ACB, e mais

E foi lançado o GIMP 2.10.36 com suporte para paletas ASE e ACB, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O GIMP, ou GNU Image Manipulation Program, é um editor de imagens expansível através de plugins e distribuído gratuitamente para ser usado em tarefas como retoque de fotos, composição de imagem e criação de imagem.

GIMP é um editor de imagens bastante popular no mundo do Linux e talvez a melhor alternativa do Adobe Photoshop, porque, após tantos anos de desenvolvimento, ele alcançou grande aceitação pela comunidade.

Com isso, ele conseguiu se posicionar em um dos aplicativos de edição de imagens que podem ser encontrados em quase todos os repositórios das distribuições Linux.

Além disso, esse editor funciona em vários sistemas operacionais, e é traduzido em muitas línguas.

Mas, mesmo tendo muitos recursos, o Gimp pode ser usado como um simples programa de pintura, um programa de retoque de fotos especialista em qualidade, um sistema de processamento em lote on-line, um processador de imagem de produção em massa ou até como um conversor de formato de imagem, além de diversas outras tarefas.

Agora, os responsáveis ​​pelo desenvolvimento do GIMP anunciaram o lançamento do GIMP 2.10.36, que é uma nova versão de desenvolvimento do GIMP 3.0.

Novidades do GIMP 2.10.36

GIMP 2.10.36 lançado com suporte para paletas ASE e ACB, e mais
GIMP 2.10.36 lançado com suporte para paletas ASE e ACB, e mais

Sim. O software de edição de imagens de código aberto, gratuito e multiplataforma GIMP 2.10.36 foi lançado oficialmente hoje como uma nova atualização de manutenção para a série GIMP 2.10 enquanto os desenvolvedores continuam trabalhando duro no próximo lançamento principal, GIMP 3.0.

O GIMP 2.10.36 chegou mais de oito meses após o GIMP 2.10.34 e traz suporte para paletas Adobe Swatch Exchange (ASE) e Adobe Color Book (ACB), bem como uma nova opção de gradiente chamada “FG to Transparent (Hardedge)” que gera um gradiente da cor de primeiro plano até a transparência com transições de bordas rígidas entre as 2 cores.

A nova versão do GIMP também traz melhorias para o formato de arquivo de imagem GIF, pois adiciona suporte de proporção não quadrada para permitir o carregamento de imagens GIF que contêm os metadados do cabeçalho PixelAspectRatio.

Isso é possível definindo diferentes resoluções por dimensão, mas você precisará desativar a opção “Ponto por ponto” no menu Exibir para ver a proporção real da imagem.

Também melhorada no GIMP 2.10.36 está a ferramenta Texto, que agora oferece um comportamento de formatação um pouco melhor ao selecionar e alterar texto na tela, a seção Tema em Configuração para fornecer aos usuários um melhor feedback ao passar o mouse sobre os botões de bloqueio (com uma moldura branca) também como ao ativar um bloqueio, e a seção Ajuda no submenu do Manual do Usuário para apresentar um novo link “[Table of Contents]” (Índice).

Vários problemas e bugs de segurança também foram resolvidos, incluindo uma correção para o problema que fazia o GIMP travar ao usar um tablet gráfico no Linux.

Para saber mais sobre essa versão do GIMP, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o GIMP

Para instalar a versão mais recente do GIMP nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de imagens GIMP no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do GIMP no Ubuntu e seus derivados
Como instalar a última versão do GIMP no Ubuntu e seus derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.