Como corrigir o desligamento lento por causa do problema ‘systemd-shutdown[1]: waiting for process: crond’

Descubra como corrigir o desligamento lento por causa do problema ‘systemd-shutdown[1]: waiting for process: crond’ no Ubuntu e derivados.

Meu laptop Ubuntu recentemente teve um problema de desligamento. Toda vez que eu desligava ou reinicializava a máquina, ela travava em uma tela em branco com a mensagem de texto “systemd-shutdown [1]: esperando pelo processo: crond" por mais de um minuto.

Abaixo, vamos ver como corrigir o desligamento lento por causa do problema ‘systemd-shutdown[1]: waiting for process: crond’!

Como corrigir o desligamento lento por causa do problema ‘systemd-shutdown[1]: waiting for process: crond’

Como corrigir o desligamento lento por causa do problema 'systemd-shutdown[1]: waiting for process: crond'
Como corrigir o desligamento lento por causa do problema ‘systemd-shutdown[1]: waiting for process: crond’

De acordo com a palavra-chave ‘crond’, tem algo a ver com o trabalho de programação cron.

E, graças a este tópico, o usuário pode executar o comando abaixo em um terminal para listar todos os cron jobs da programação atual:
find /etc/cron* -type f | xargs ls -ltr

E aí você descobrirá que a tarefa agendada ‘/etc/cron.d/collect’ tenta executar um binário crond desconhecido em ‘/var/tmp’ a cada 10 minutos (por exemplo, 5:10, 5:20, 5: 30…). Portanto, o problema pode não ocorrer ao desligar/reinicializar alguns minutos após o login.

O diretório /var/tmp armazena arquivos ou pastas temporários que são preservados entre as reinicializações do sistema. De acordo com @bird7676 naquele tópico, os arquivos provavelmente foram criados pelo Free Download Manager.

Solução:
Se você não usa e removeu o Free Download Manager, simplesmente remova esses arquivos temporários, bem como o trabalho agendado.

Para fazer isso, use um limpador de sistema (por exemplo, BleachBit) ou pressione Ctrl + Alt + T no teclado para abrir o terminal e execute o comando abaixo para remover os arquivos:
sudo rm /etc/cron.d/collect /var/tmp/crond /var/tmp/bs

Se o aplicativo for importante para você, você pode executar o comando ‘mv’ para mover os arquivos para outro local ou fazer backup de downloads não concluídos antes de excluí-los.

NOTA: embora o binário ainda esteja em execução, embora você tenha removido o arquivo, pode ser necessário desligar/reinicializar duas vezes para verificar se o problema foi corrigido.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock