Godot 3.5 lançado com um sistema de navegação revisto, e mais

E foi lançado o Godot 3.5 com um sistema de navegação revisto, e mais. Confira os detalhes dessa atualização e veja como instalar no Linux.

O Godot Engine é um mecanismo de jogo multiplataforma repleto de recursos para criar jogos 2D e 3D a partir de uma interface unificada. Ele é um motor de jogo de código aberto (coberto pela licença MIT) desenvolvido pela comunidade do Godot Engine.

O mecanismo suporta uma linguagem fácil de aprender para definir a lógica do jogo, um ambiente gráfico para projetar jogos, um sistema de implantação de jogos com um clique, amplos recursos de animação e simulação física, um depurador integrado e um sistema para identificar gargalos no desempenho.

Ele foi desenvolvido inicialmente pela OKAM no começo de 2001. Em fevereiro de 2014 o código fonte dele foi publicado no GitHub sob a licença MIT, e em dezembro de 2014, foi disponibilizada a versão 1.0.

Godot fornece um conjunto abrangente de ferramentas comuns, para que os usuários possam se concentrar em criar jogos sem precisar reinventar a roda.

Os jogos produzidos nele podem ser exportados em um clique para várias plataformas, incluindo as principais plataformas de desktop (Linux, Mac OSX, Windows), além de plataformas móveis (Android, iOS) e baseadas na Web (HTML5).

Agora, nove meses após o lançamento da versão 3.4 e enquanto os desenvolvedores estão agora trabalhando principalmente na versão 4.0, acaba de ser anunciado o lançamento da nova versão do motor de jogo gratuito e multiplataforma, o Godot 3.5.

Lançamento do Godot 3.5

Godot 3.5 lançado com um sistema de navegação revisto, e mais
Godot 3.5 lançado com um sistema de navegação revisto, e mais

Nesta nova versão do Godot 3.5 que se apresenta, destaca-se que vem com um sistema de navegação completamente revisto, no qual foi implementado em 2020 o novo servidor de navegação para Godot 4.0, que posteriormente foi adaptado para o branch 3.x, com que conseguiu muitas correções de bugs e melhorou bastante o conjunto de recursos.

Além disso, o novo NavigationServer adiciona suporte para evitar obstáculos usando a biblioteca RVO2, enquanto o backport foi feito tentando preservar a compatibilidade da API dentro do razoável, mas é mencionado que o comportamento subjacente mudará, principalmente para fornecer muito mais funções e flexibilidade.

Por outro lado, a migração do Godot Engine 3.5 para PS Vita significa que os desenvolvedores de jogos agora têm a opção de exportar seus projetos para um formato adequado para instalação em um laptop Sony, ou seja, arquivos .vpk, embora isso deva ser feito.

Há também uma lista de limitações técnicas que os desenvolvedores terão que lidar ao criar uma versão Vita do jogo.

Outro novo recurso nesta nova versão do Godot 3.5 é que o tão esperado nó Label3D agora é fornecido pronto para uso para exibir texto em cenas 3D. Para casos de uso mais avançados, o TextMesh pode ser usado para gerar malhas 3D a partir de glifos de fonte, para que você possa adicionar WordArt às suas cenas.

Também podemos encontrar novos contêineres de fluxo, os dois novos contêineres de fluxo adicionados HFlowContainer e VFlowContainer, organizar os nós de controle filho verticalmente ou horizontalmente em um fluxo da esquerda para a direita ou de cima para baixo.

Uma linha é preenchida com nós de controle até não caber mais na mesma linha, semelhante ao texto em uma tag de quebra automática ou layout CSS Flexbox. Os novos tipos de contêiner são especialmente úteis para conteúdo dinâmico em diferentes tamanhos de janela.

A compilação assíncrona de shaders + caching também se destaca, já que este novo sistema chega usa um “supershader” para cada material (um grande shader que suporta todas as condições de renderização possíveis, lento mas compilado na inicialização e opcionalmente armazenado em cache para execução futura), enquanto o mais eficiente, sombreador específico de condição é compilado de forma assíncrona.

Isso significa que na primeira vez que um material é usado sob certas condições, como tipos de iluminação, sombras ativadas ou não, etc., a renderização pode ficar mais lenta por um ou dois segundos, mas a lentidão não será tão ruim. É mencionado que em dispositivos mais potentes pode nem ser perceptível.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

  • A interpolação de objetos físicos 3D, permitindo uma melhor fluidez durante o mecanismo físico e as mudanças de tique do mecanismo de renderização.
  • Um novo mecanismo para acessar objetos de cena do código, com base em nomes exclusivos (geralmente caminhos)
  • Novos wrappers de fluxo para GUI
  • Uma forma 3D de oclusão, para otimizar cenas
  • Suporte ao Android (para o editor, os jogos podem ser exportados para o Android por um longo tempo)
  • Um material que pode ser aplicado a um objeto
  • Centenas de correções de bugs.


Para saber mais sobre essa versão do Godot, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Godot está disponível para download nesta página para Windows, Mac OS e Linux. Você também pode encontrá-lo no Steam e no itch.io.

Para instalar a versão mais recente do Godot nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o game engine Godot no Linux via AppImage
Como instalar o game engine Godot no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.