Pixelorama 0.6 lançado com suporte para paletas de cores e vários temas

E foi lançado o Pixelorama 0.6 com suporte para paletas de cores e vários temas. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.

O Pixelorama é um editor de sprites bastante novo, criado com o Godot Engine (um mecanismo de jogo 2D e 3D de código aberto e gratuito de plataforma cruzada) usando o GDScript, ideal para a criação de pixel art.

Pixelorama 0.6 lançado com suporte para paletas de cores e vários temas
Pixelorama 0.6 lançado com suporte para paletas de cores e vários temas

Para completar, esse programa pode ser executado no Windows, macOS e Linux.

O Pixelorama, um editor de sprites 2D gratuito e de código aberto, foi atualizado para a versão 0.6. Nesta versão, o aplicativo recebeu suporte para paletas de cores, vários temas, ferramentas de edição de imagem como inversão ou dessaturação de cores e muito mais.

Ele teve seu primeiro lançamento público em setembro de 2019, mas seu desenvolvimento avança rapidamente, já oferecendo ferramentas como lápis, borracha, balde de preenchimento, seletor de cores etc., uma linha do tempo de animação (com Onion Skinning), réguas, camadas, importação de imagens e exportar e muito mais.

Agora, esse aplicativo recebeu uma nova atualização, a versão 0.6.

Novidades do Pixelorama 0.6

Nesta versão, o Pixelorama recebeu suporte para paletas de cores, vários temas, ferramentas de edição de imagem como inversão ou dessaturação de cores e muito mais.

Além disso, o aplicativo ganhou suporte a paletas de cores, com 6 paletes de cores disponíveis por padrão: default, monochromatic, bubblegum16, shades, complementary e triad; você pode escolher entre as paletas padrão (e editá-las) ou criar suas próprias.

Outra adição importante nesta versão do Pixelorama é um menu de imagem com novas opções como escala, corte, virar horizontal e vertical, inverter cores, dessaturar e delinear.

O Pixelorama 0.6 também é fornecido com suporte a temas e inclui 5 temas por padrão: escuro, cinza, Godot, dourado e claro.

Outras mudanças no Pixelorama 0.6 que merecem destaque são:

  • Adicionado um círculo melhor, círculo preenchido e pincéis aleatórios;
  • Adicionado um controle deslizante de opacidade da camada, que permite alterar os valores alfa das camadas;
  • Agora é possível importar e exportar planilhas de matriz;
  • As linhas retas agora têm ângulos restritos se você pressionar Ctrl (com um passo de 15 ângulos);
  • Habilitado o baixo uso do processador e reduziu a quantidade de vezes que “update()” é chamado no Canvas e nas réguas, para melhorar o uso da CPU.

Para saber mais sobre essa versão do Pixelorama, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Pixelorama 0.6

Para instalar a versão mais recente do Pixelorama nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de sprite 2D Pixelorama no Linux via Flatpak

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.